Na semana passada surgiram diversas notícias sobre a “quebra de protocolo” por parte do Governador-geral do Canadá durante o encontro, na semana passada, com a Rainha da Inglaterra . A pergunta que fica é: O que realmente aconteceu? A rainha da Inglaterra é intocável?
Separamos aqui um texto para esclarecer a situação.
Tudo aconteceu no encontro da rainha com Johnston, que é o representante britânico dela no Canadá, enquanto a monarca descia as escadas da Casa do Canadá à Trafalgar Square, Johnston segurou-a pelo braço. Ele reconheceu que sua atitude saiu do padrão de cumprimento a monarca, que deveria se resumir a um aperto de mão. Ele esclareceu, em entrevista ao CBC News que tem ciência do protocolo, mas estava ansioso para que não houvesse nenhum tropeço nos degraus.
O site oficial da família real britânica ressalta que não há códigos de comportamentos obrigatórios, apenas, sugestões de formas tradicionais.
Para homens: Inclinação da cabeça.
Para mulheres: Inclinação da coluna e também pescoço.
David Johnston não foi o primeiro a sair do procedimento tradicional, a ex-primeira dama, Michelle Obama, abraçou a monarca em um de seus encontros quando Barack Obama ainda era o presidente dos EUA.